sexta-feira, dezembro 03, 2004

A questiúncula do traje da UM em Guimarães

Muito se falou sobre este assunto no ano transacto!

Esta questão tão pertinente, a propósito das nicolinas, merece também o meu destaque pelo facto de ter sido assunto discutido em várias noites em que uns quantos ilustres personagens tão honradamente me acompanharam.
Será ou não legítimo a reivindicação nicolina perante o traje adoptado pelos alunos da universidade do minho?

Ora vejamos:

"O Traje Tradicional Vimaranense em termos de composição, é composto pela tradicional capa e batina, comum aliás a uma grande parte das Universidades de Portugal, nomeadamente as mais antigas.
Em Guimarães, o também chamado "traje nicolino" tem contudo uma especificidade que lhe advém do facto de esta ser a única cidade onde este traje é usado, desde tempos imemoriais, inclusivé pelos antigos alunos da universidade de Guimarães, no século XVI."

"O "Traje Tradicional Vimaranense" é e deve ser reconhecido como o único traje académico de Guimarães; o que resulta aliás evidente da sua designação.
A sua irrefutável antiguidade resulta do facto de vir referido em inúmeros documentos antigos que pertencem à História nicolina e de Guimarães, nomeadamente nos Estatutos da Irmandade de S.Nicolau, datados de 1695.
O "Traje Tradicional Vimaranense" era já usado pelos estudantes do ensino superior em Guimarães, no distante sec. XVI (Universidade de Guimarães ou Estudos Gerais da Costa, situados na actual Pousada de Santa Marinha no sec.XVI) e só posteriormente, mantido pelos estudantes do secundário, tendo uma História, uma antiguidade e uma legitimidade incontestáveis."

Portanto, sendo o Traje Vimaranense, segundo conceituados historiadores o mais antigo traje académico, será ou não legítimo a reivindicação não só nicolina, mas também dos vimaranenses em geral, que vêm o seu Traje académico, carregado de simbolismo ser substituido pelos estudantes de uma universidade que terá sempre, quer queiramos quer não, a sua origem em braga?


1 Comments:

At 10:15 da manhã, Blogger lopez said...

o alcanse dos objectos racionais de valor lógico verdadeiro apenas pode ser alcançado por um restrito grupo!!!

 

Enviar um comentário

<< Home